A Grande Festa da Dança

Um enorme sucesso. É desta forma que a Axpress-Arte faz o balanço final do I Encontro Transfronteiriço de Dança de Campo Maior que se realizou entre os dias 24 e 26 de Junho.

Foram três dias totalmente dedicados à dança, pensados com um forte pendor de formação e de convívio entre pessoas das mais variadas idades e provenientes de dois países cuja linha de fronteira não foi, nem pode ser, impedimento de aproximação.

O primeiro dia do evento foi reservado para a apresentação da mais recente produção da Axpress-Arte, Ausência de TI, um espectáculo de dança-teatro estreado no passado mês de Abril, no Dia Internacional da Dança.

Ausência de TI leva ao palco a história da personagem clássica Penélope que, devido à partida do seu esposo Ulisses para a guerra, se tornou numa mulher que espera. Partindo desta premissa, o espectáculo avança até aos nossos dias onde o público encontra outras mulheres que também esperam: pelo príncipe encantado, pelo homem das suas vidas, por uma oportunidade de serem tratadas com igualdade e respeito… que, tal como Penélope, se esperam a elas próprias.

No sábado, 25, foi a vez do cinema, com a projecção do filme Pina, um documentário em 3D, realizado por Win Wenders sobre a obra da coreógrafa e bailarina alemã Pina Bausch que, pese embora o seu desaparecimento em 2009, continua uma das grandes referências da dança contemporânea da actualidade.

Para o domingo, 26, ficou reservado um grande encontro que juntou mais de uma centena de bailarinas de Campo Maior, Badajoz, Elvas e Olivença que, durante todo o dia, conviveram e trabalharam em torno da arte de dançar.

Foram criados vários grupos de trabalho, orientados pelas professoras María Jose Cid e María Lama, que prepararam as várias coreografias que mais tarde integraram os dois espectáculos finais realizados para o público.

No final dos dois espectáculos era notável na cara de todos os participantes, apesar do cansaço de um dia de trabalho, a satisfação e o orgulho por terem dado corpo a este projecto.

Tudo isto só foi possível graças ao apoio incondicional do Município de Campo Maior que, desde o primeiro momento, se mostrou completamente disponível para apoiar a Axpress-Arte nesta iniciativa, e a todos os membros e colaboradores da associação que com a sua presença, o seu esforço e o seu empenhamento contribuíram de forma decisiva para o sucesso deste evento.

Autor: Axpress-Arte

Partilhe Este Artigo

3 Comentários

  1. Yo he sido participante y ha sido una experiencia inolvidable.Doy las gracias a todos los organizadores(mi padre era un monitor)y doy las gracias a MARÍA LAMA mi profesora,que estoy deseando que llegue septiembre para volver a verla,gracias de corazón.
    Para que sepáis quien soy, salgo en la actuación nª12 vestida de árabe, y en un momento dado,me cogen.
    Obrigado(gracias).

  2. Me han desordenado y cambiado las palabras del comentario anterior
    (Es mio)

  3. yo soy amiga de blanca y opino lo mismo

Enviar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *