Yerma

SINOPSE

Uma mulher que transforma o seu desejo de ser mãe numa obsessão quase doentia, quando os seus instintos são travados por um marido que não pode, nem quer, deixar descendência.

Como alternativa, Yerma poderia procurar um filho fora do matrimónio, mas as suas fortes convicções morais, fruto de uma sociedade vigilante e castradora, impedem-na de considerar, sequer, essa hipótese.

Originalmente ambientada na Espanha rural do início do século XX, Lorca serve-se desta trama para explorar um assunto mais denso e complicado, o eterno conflito que existe em cada um de nós quando chega a hora de tomar uma decisão e sentimos que somos observados, vigiados até, por todos aqueles que nos rodeiam.

Pese embora todas as diferenças que existam entre o ambiente que Lorca retratou e o dos nossos dias, o tema continua actual e preemente numa sociedade em que estes preconceitos, supostamente, deixaram de existir.

FOTOS

 

FICHA TÉCNICA

Com: Ana Badalo, Bárbara Contenda, Clarisse Lacerda, Concepción Torres, Cristina Custódio, Elisabete Mourato, Fábia Fernandes, Isabel Lopes, Jesus Jerumito, João Custódio, João Paulo Lopes, Jose Francisco Lama, Mafalda Barbicas, Margarida Mourão, Maria Bicho, Maria João Gilsa, Maria Jose Cid, Maria Lama, Marta Carralo, Paula Saragoça, Paulo Reguino, Salvador Pinheiro, Tiago Godinho, Vanessa Barreto, Vera Cândido e Vitória Marchã

Adaptação e Direcção: Maria Lama

Tradução: João Custódio

Operador de Luz: Filipe Costa

Sonorização: Luís Lacerda

Vestuário: Maria Bicho

Cenografia: Colectivo Axpress-Arte

Produção: Axpress-Arte

Autor: Axpress-Arte

Partilhe Este Artigo

Enviar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *